12 outubro 2013

Ben Draiman: Emoção de Maneira Unica

Olá cidadãos do rock! Começo esse Underground23 dizendo que nós recebemos informações de músicos de diversas bandas e estilos por diversos meios, entre eles, Twitter ( @Attitude23_ ) e e-mail ( doyourself23@gmail.com ). Avaliamos as bandas e o nosso critério é, se for underground e de qualidade, -isso é, fizer nossa cabeça e demonstrar qualidade em seu trabalho até não sendo um estilo que nos agrade- publicamos. Muitas vezes, como somos duas pessoas, uma banda me agrada mas não agrada a Pequena e vice-versa, isso nos faz abrir um leque de bandas para todos estilos e gostos.
Enfim, certo dia um perfil no twitter gringo nos pediu pra ouvir seu som, era o perfil de Ben Draiman, um musico americano. Ouvi e a primeira impressão foi, "nunca ouvi nada igual", o musico consegue colocar uma emoção unica em sua musica, ligando linhas de piano, um vocal expressivo e cheio de emoção além de uma guitarra distorcida e bateria.
Depois das primeiras conclusões, me peguei pensando que conhecia esse nome de algum lugar, ao pesquisar e ler um pouco sobre o musico, descubro de onde: Ben é irmão de David Draiman, vocalista e fundador da banda Disturbed, apesar do parentesco a musica de Ben é totalmente diferente e bem mais calmo e leve do que o irmão faz no Disturbed. Mesmo no cover que faz do Disturbed, Ben reformula a musica de uma maneira que fica praticamente irreconhecível! Se você esta esperando algo no estilo da banda, não se iluda, aqui a coisa é menos vertiginosa, sem nenhum pé no metal, é um rock experimental, -não sei se é possível usar outro rotulo no estilo do cara- e isso não torna menor o seu trabalho, pelo contrário.

A musica do cara ser diferente do que o irmão produz a anos não é algo ruim, é algo muito positivo pois temos em mãos algo novo, com identidade. Como o musico e algumas publicações sobre ele o intitulam, é um rock melódico, emocional e muito bem produzido.
Ben recentemente lançou seu EP, The Past Is Not Far Behind que traz seis musicas que te fazem viajar pelas emoções e pelos ritmos desse estilo único criado pelo musico. O EP rendeu clip para musica Avalanche que contém um dos riffs mais legais que já ouvi além de uma melodia linda no piano e uma letra existencial que te faz parar pra refletir no fim... O clip é bem produzido, com uma fotografia linda que encaixa perfeitamente com tudo que eu falei sobre a musica antes, Soon Enough também ganhou um clip, mais simples, com os músicos no estúdio, coisa que não tira o brilho da musica ou do vídeo que da uma proximidade maior ao processo de criação dessa bela canção.

Em The Past Is Not Far Behind ainda pode encontrar musicas incríveis como 21 Seconds, a que mais curti de todas com uma letra que diz muito sobre discussões e palavras ditas sem pensar, com um ritmo melancólico e uma bateria direta esse som é incrível e Would You Know Love? que te faz um questionamento sincero sobre esse sentimento tão exigente que é o amor, com uma melodia mais agressiva deixa claro quanto amar pode machucar. Poderia discorrer sobre todas as musicas do EP sem problemas mas aqui estamos para apresentar o trabalho do cara e não fazer release. (Quem sabe numa próxima?!)
Além desse EP e de singles já lançados, Draimen costuma fazer covers impressionantes com uma leitura intimista e muito emocionante, muitas vezes com uma roupagem unica que nos faz pensar ser realmente uma musica nova.
Finalizando, Ben Draiman faz um som único, onde não consigo pensar em nenhuma banda comparável, o que ao meu ver, se aproxima mais da sonoridade dele é o Keane e mesmo assim estão a quilômetros de distancia em sonoridade e tudo mais, se você procura algo assim, cheio de emoção, reflexão e questionamento com uma sonoridade melodiosa, sincera e intimista, certeza que vai curtir e muito o trabalho do cara e se não procura nada assim, esculta as musicas dele, certeza que irá se surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário