09 março 2016

Morre George Martin, o Quinto Beatle

Hey Guys!

Recebemos a triste noticia do falecimento de George Henry Martin, o Quinto Beatle.
Martin foi de suma importância na produção musical dos Beatles. Junto à banda, ele produziu o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Martins também produziu as carreiras solo de Paul McCartney e Ringo Star.

Em sua página oficial, Paul McCartney deixou um texto em homenagem a Martin onde lembra o grande homem e amigo que foi e também conta uma das suas lembranças preferidas do amigo:

"Eu estou tão triste por ouvir a noticia da passagem do querido George Martin. Eu tenho tantas memorias maravilhosas desse grande homem que estará comigo para sempre. Ele foi o verdadeiro cavalheiro e como um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tal habilidade  e bom humor que ele veio a ser um verdadeiro amigo para mim e minha família. Se alguém conquistou o título de quinto Beatle, este alguém foi o George. Desde o dia que ele deu aos Beatles nosso primeiro contrato de gravação, ao último dia que eu o vi, ele foi a pessoa mais generosa, inteligente e musical que eu já tive o prazer de conhecer.

É difícil escolher uma memória favorita do meu tempo com o George, há tantas, mas uma que vêm à mente foi do tempo que eu trouxe a música 'Yesterday' à sessão de gravação e os rapazes da banda sugeriram que eu cantasse solo acompanhando com minha guitarra. Depois de ter feito isso George Martin me disse, 'Paul eu tenho uma ideia de colocar um quarteto de cordas na gravação.' Eu disse, 'Oh não George, nós somos uma banda de rock n' roll e não acho que isso seria uma boa ideia.' Com a delicadeza e bagagem de um grande produtor ele me disse, 'Deixe-nos tentar e se não funcionar nós não iremos usar e iremos com sua versão solo.' Eu concordei com isso e voltei à sua casa no dia seguinte para trabalhar no arranjo.

Ele levou meus acordes que mostrei a ele e espalhou as notas por todo o piano, colocando o violoncelo na oitava abaixo e o primeiro violino em uma oitava acima e me deu minha primeira lição de como as cordas eram expressadas por um quarteto. Quando nós gravamos o quarteto de cordas na Abbey Road, foi tão emocionante conhecer sua ideia que estava tão certa, que sai dizendo sobre isso às pessoas por semanas. Sua ideia obviamente funcionou pois a canção tornou-se posteriormente uma das músicas mais gravadas com versões por Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles, Marvin Gaye e milhares mais. 

Esta é apenas uma das muitas memorias que eu tenho de George, que me ajudou com arranjos em 'Eleanor Rogby', 'Live And Let Die' e muitas outras de minhas canções.

Eu sou agradecido por ter conhecido um cavalheiro tão fino, com tão afiado senso de humor, que tinha a habilidade de zombar de si mesmo. Mesmo depois de ter sido nomeado pela rainha, nunca houve o menor traço de esnobismo acerca dele.

Minha família e eu, a quem ele é um querido amigo, iremos sentir grandemente sua falta e enviamos  nosso amor à sua esposa Judy e seus filhos Giles e Lucy, e seus netos. 

O mundo perdeu, verdadeiramente, um grande homem, que deixou uma marca permanente em minha alma e na história da música britânica.

Deus te abençoe, George, e a todos que velejam em você!

Paul."



 Tradução: Attitude23

Nenhum comentário:

Postar um comentário