24 outubro 2016

A cena metal já chegou no seu auge e agora esta decaindo?!


Uma vez vi em uma dessas revistas políticas (Veja, Época, Isto É e afins) que não lembro qual, a frase "quem curte metal na adolescência tem coração adolescente e quem continua ouvindo quando adulto, continua com o mesmo cérebro adolescente" pode dizer então que não amadureci pois sou adulto e não me vejo parando de ouvir metal jamais. E todos adultos que cresceram ouvindo metal como eu, os que conheço pelo menos, se mantém assim também.
O metal, seja qual for a sub-vertente dele, tem os fans mais fieis de todo mundo musical. Um fan de metal veste a camisa, tem orgulho de ouvir, gosta do som, do visual e de tudo mais que só esse gênero tem. 
Enfim, o metal marca nossas vidas para sempre mas algo sempre fica por ser explicado quando estamos falando dele, quais bandas fizeram tudo isso se tornar o que é e bem, vou tentar traçar um parâmetro aqui que logicamente não é uma verdade absoluta e nem tem pretensão em ser, pode ser que amanhã eu tenha contato com uma informação nova que vai mudar totalmente meu jeito de ver a porra toda e caso você tenha essa informação basta comentar nesse post e assim todos iremos aprender um pouquinho mais juntos pois é para isso que a internet serve.
Os outros gêneros musicais, até mesmo dentro do rock, tem suas raízes muito bem definidas mas o metal são outros quinhentos como sempre é bem mais complicado. Pra citar um exemplo, no documentário Metal- A Headbanger's Journey é perguntado aos músicos qual banda é responsável pela criação do metal, resposta diferentes pipocam de todos lados, de Deep Purple a Black Sabbath, de tudo é citado e quando falei de músicos, falei de músicos influentes como por exemplo Lemmy Killmister.
Como grande iniciador disso tudo, podemos dizer que foi o Black Sabbath, muitas bandas influenciaram o que pode ser dado como o inicio da cena metal mas o Sabbath foi o primeiro a imprimir toda essa aura sombria, a abraçar o peso e usa-lo como grande chamariz. Bandas como Deep Purple e Led Zeppelin tem muitas influencias nos primórdios e também são vistas como criadoras do estilo mas ao meu ver, ninguém impôs o gênero melhor que o Sabbath.
Temos para cada ser uma idéia de origem do metal, eu descrevi a minha acima, Temos também as origens dos sub-gêneros que nem vou entrar em detalhes pois são muitos e alguns tem até sub-gêneros também. Agora quero chegar onde eu queria chegar,que é a resposta a pergunta: "a cena metal já chegou no seu auge e agora esta decaindo?!"
Pra começo de conversa quero deixar claro que essa é a minha visão apenas e não sou dono da verdade e nem quero ser, se você pensar diferente, comente com respeito e chegaremos a um debate interessante sobre o assunto.
Voltando a resposta a pergunta, acredito que NÃO, o metal não esta decaindo. A cena esta muito grande, surgindo vários sub-gêneros, tipo a Nova Onda De Metal Americana que fez o metal voltar ao foco lá nas terras do McDonald. Muita gente enxerga com maus olhos as novas cenas mas elas tem seus lados bons e ruins como qualquer outro sub-gênero, basta olhar sem preconceito. 
O que vejo morrendo mesmo é o famoso tr00, a classe de headbanger que fica de preconceituo com as novas gerações, fica mantendo pose de headbanger extremo a cima de tudo e tals. Esse tipo de coisa decaiu muito e isso é algo realmente muito bom pois preconceito deve morrer para que o metal continue a se renovar e a molecada mais já jovem comece a ouvir para a cena não morrer com nós, os tiozinhos do metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário