09 junho 2017

Músicos Que Participaram da Criação de Games

Esse blog que voz fala atualmente se propõe a dois tipos de assunto, rock e games. Já intercalamos esses dois assuntos em várias vezes, quando falamos das curiosidades acerca do Guitar Hero Warriors Of Rock, quando falamos da participação de Paul McCartney na trilha sonora de Destiny e quando intercalamos os dois assuntos pela primeira vez. Relembrei tudo isso para dizer que novamente iremos fazer esse crossover gostoso e sem vergonha.
Já parou pra pensar que crossover é o mesmo que um bacanal?
Não?! 
Mas é, pensa, diversas pessoas ou obras, no caso do crossover, diferentes se juntando para ter e dar prazer mas nem sempre todas partes saem contentes ou satisfeitas. 
Depois desse pensamento genial, estou inspirado, falta de sexo faz isso... Vamos ao assunto central disso aqui que é falar sobre músicos que já participaram da criação de algum game (lembrando que não temos pretensão de fazer um texto conclusivo), então símbora:

Já que citamos o sir, vamos começar por ele. E já que citamos um post sobre o assunto, Maca participou da criação da trilha sonora de Destiny, ele foi responsável pela parte orquestral do jogo e escreveu uma canção para o jogo em sí, Hope To The Future, e o mais interessante, e segundo a Bongie, o cara não cobrou nada por isso o que como eu falei lá na época, é incrível. 


De um monstro do rock passemos a um deus. Lemmy curtia jogos e isso fez com que ele participa-se da criação de alguns além de ser homenageado por outros mas como a idéia é os jogos que os músicos participaram, vamos se ater a isso. Lemmy dublou um personagem no fudido Scarface: The World is Yours, jogo inspirado no filmaço Scarface. No jogo ele dubla um vendedor de armas que tem uns debates cheios de fucks com Montana.
Já em Brutal Legend Lemmy interpreta um personagem que é mais ou menos ele mesmo, Kill Master que com o som de seu baixo chega a ressuscitar um. No caso Lemmy também teve conversas com Tim Schafer (criador desse e de outras pérolas gamísticas como Full Throtle) para elaboração do jogo.
Lemmy também participou do processo de captura de movimentos para seu personagem em Guitar Hero Metallica;


"Uai como assim? Na época da banda nem vídeo game existia direito" Você me diz mas veja bem, foi lançado o incrível Beatles Rock Band que contou com o apoio de Paul McCartney, Ringo Starr e Yoko Ono (por mais que você ame odiá-la ela faz parte da história da banda). Yoko participou ativamente da produção do jogo, dando idéias e descrevendo como o personagem de John Lennon deveria se portar, isso foi muito importante já que poucas pessoas no mundo conheceram o cara tão bem. McCartney e Ringo também tiveram seu numero de reuniões com os produtores e se dedicaram na divulgação do jogo, chegando a ir na E3 de 2009 na conferencia da Microsoft que tratou do jogo;


Já que tratamos de um jogo musical, falemos da primeira banda a colocar seu nome em um e participar da criação, o Aerosmith. O pioneiro Guitar Hero Aerosmith foi o primeiro jogo musical a carregar o nome de uma banda e contar com a participação dos músicos em sua criação, o que tornou o jogo totalmente memorável. Os caras além de repassar à Activision as fitas originais das musicas para melhor reprodução no jogo, participaram com a captura de movimentos e um mini documentário que é mostrado entre as fases do jogo. Algo muito interessante é que o jogo fez tanto sucesso que vendeu mais que o ultimo álbum que estava nas lojas já a algum tempo  da banda Honkin' on Bobo e segundo um produtor, rendeu mais dinheiro pros caras que qualquer álbum deles.
Não só de jogos musicais os caras vivem e emprestaram sua imagem e participaram de Revolution X, um daqueles jogos de tiro com pistola de arcade. Além das musicas na trilha sonora, os caras participaram da divulgação do jogo e em certo momento você pode ouvir Steve Tyler soltando um "toasty" em referencia a Mortal Kombat.


Já que tratamos sobre dois jogos musicais seguidos, bora ao terceiro logo. A maior banda de thrash metal de todos tempos nos presenteou com um dos jogos mais completos de uma banda, Guitar Hero Metallica. Os 4 integrantes do Metallica participaram da captura de movimento, tocaram musicas para captura de áudio e participaram ativamente da produção do jogo. Por conta disso o jogo é muito completo, as escolhas de musica, os extras e tudo mais deixa bem claro que o Metallica realmente estava por traz de tudo;


De uma banda gigante do metal para outra, chegamos no Iron Maiden, a banda lançou diversos jogos para navegador inspirado em álbuns e musica mas vamos tratar apenas dos que foram lançado de alguma forma mesmo. Iron Maiden: Legacy of the Beast é o jogo que está a venda para mobile que teve participação ativa da banda em sua produção. Os caras visitavam a produtora sempre que possível e deram todo apoio necessário a produtora, inclusive com musicas em formato inédito.
O Maiden lançou um best off que vinha com um jogo que também foi o nome da tour da época, Ed Hunter. O jogo era um FPS á moda antiga e vinha junto de dois CDs contendo os sons de maior sucesso da banda até então;


Os caras lá de Seattle tiveram sua parte no mundo dos games. A primeira leva de Guitar Hero Warriors Of Rock continha a coletânea Telephantasm da banda em seu box. Além disso o jogo trouxe o single Black Rain dos caras, isso vindo de uma banda que não lançava nada a 10 anos;


O príncipe das trevas também se digitalizou. No já citado Brutal Legend, Ozzy deu vida a Guardian of Metal, onde ele serviu de inspiração e atuou como.
O Madman também teve sua captura de movimento para Guitar Hero World Tour junto de Zakk Wylde que era seu guitarrista da época;


Já que o Metallica fez, Mustaine não ficaria para trás. Sendo assim o Megadeth escreveu um som para o jogo Guitar Hero Warriors Of Rock. Sudden Death foi lançado em um álbum da banda só tempos depois do jogo, no álbum Th1rt3en e o que prova que a banda fez a musica com carinho é que ela é a musica de abertura do álbum;


O power trio extremamente técnico também está por aí. Em Guitar Hero Warriors Of Rock o álbum 2112 da banda é totalmente tocável. Sendo parte da história do jogo esse trecho ganha narração dos membros da banda entre as musicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário