22 setembro 2017

Hoje Eu... Li: Get Jiro!

O mercado de HQs (histórias em quadrinhos pros mais detalhistas ou gibi para os mais promíscuos) foi o que primeiro sofreu com o problema da industrialização. Coisa que agora já está atingindo o mercado cinematográfico e já tomou conta do de games (tomar no cu Call Of Duty). As gigantescas Marvel e DC são as principais culpadas disso e estão ganhando parte da culpa do que está acontecendo no cinema também. Quem ainda tem paciência para ler HQs acaba sendo inundado por um tsunami de mais do mesmo de heróis que por mais que passem por fases e mais fases, nunca são transformados de fato.
Por conta disso, dificilmente hoje em dia leio HQ, salvo uma ou outra exceção. A exceção chegou e o nome dela é Get Jiro!, uma graphic novel escrita por Anthony Bourdain, um chef, escritor e apresentador de TV, com ajuda de Joel Rose que é roteirista, jornalista e escritor. A arte ficou a cargo de Langdon Foss que tem uma arte que me lembrou um pouco George Pérez pelo nível de detalhamento de cenários e tudo mais com um traço sem muita frescura.
Hoje Eu... li Get Jiro! e senti o mesmo prazer que senti antigamente lendo HQs do Batman, Homem-Aranha, Hell-Boy, Justiceiro, Spawn, Sandman, Demolidor e também graphics novels que prefiro nem citar. Com um diferencial que poucas das que citei tem, humor negro e critica social da boa.
To demorando além do tempo esperado pra ler essa HQ porque esse tipo de arte me faz viajar, amo ficar prestando atenção a caralhada de detalhes que é possível encontrar em cada página. Ah não posso deixar de citar nessa parte da arte algo que esse desenhista conseguiu, tornar comida desenhada apetitosa, é serio, em dada parte, quando um cozinheiro francês está preparando um prato, deu uma vontade danada de comer aquilo, quase mordi a tela do celular... Sim estou lendo em versão digital, me processe... mentira, processa não.
Viu, abre o apetite.
A história é o tiro na sua cara. Resumindo sem vergonhamente, em um futuro não tão distante, a comida vira a principal estrela de tudo. Não há outro entretenimento se não ir a restaurantes, os chefs são estrelas e se formam máfias, a da alta gastronomia e dos veganos. A cidade onde se passa a história é dividida em duas, a parte rica com seus restaurantes granfinos com reservas que podem chegar a anos de espera e o subúrbio com comida de rua, restaurantes de comida estrangeira e fast-food. Nesse subúrbio que estão os gordos. Tambem nesse ambiente de subúrbio que Jiro, o personagem central que dá nome a HQ (dãããããããã), abre seu restaurante de comida japonesa pra vender Sushi... esperava que um restaurante japonês ía vender o que?! Bife e feijoada?! Queria que você fosse no restaurante do Jiro para ele te decapitar por essas blasfêmias.
Dois lados da máfia culinária.
Enfim, ao terminar de ler, fiquei maravilhado com essa bagaça. É um tapa na cara dessa moda culinárica, escrita com aval do de um chef. Vemos sob a visão de um cozinheiro esse pessoal que vai ao restaurante da moda, não respeita a comida, nem ao menos entende como essa comida funciona mas faz tudo isso apenas para se aparecer, postar no Instagram uma foto do prato, fazer checkin no Facebook para seus amigos verem e Twittar pro mundo saber. 
Desejo uma decapitação rápida assim pra você.
Pra mim, esse pessoal que vai a algum lugar por moda, seja restaurante, cinema, show ou passeio, são o que torna o lugar uma merda. Não prestam atenção as coisas, desrespeitam as regras e nos fazem repensar o porque que não podemos assassinar alguém. 
Tatuagem da Yakuza, porque o cara é do bem.
Lógico que a HQ vai muito além dessa critica em sí e tem muito mais, basta prestar atenção. Porém queria apenas falar disso aqui. Falar que li e que você também deveria ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário