16 dezembro 2017

A Importância da Tec-Toy no Mercado Gamer Nacional

Hue Hue BR
Olá meus caros raios de luzes ultravioletas cheios de radiação. Estava cá eu jogando meu XBox 360, esse que foi produzido no Brasil, numa época em que a Microsoft estudava entrar nesse nosso mercado que estava tão emergente, sendo logo seguida pela Sony e depois Nintendo que logo desistiu daqui.
Tanto Sony e Microsoft demonstram um respeito impar (apesar de serem duas empresas e dois ser um numero par) pelo consumidor brasileiro, ambas localizam seus jogos para PT-BR com um grande esforço para trazer boas dublagens e traduções, ambas se preocupam em trazer bons preços e propostas ao nosso mercado, claro que merda acontece e de vez em quando uma das atuais gigantes cometem erros mas nada que prejudique a nós, BRs.
O caso é que nesse ramo essas grandes empresas foram as primeiras a abrirem os olhos para nosso mercado, antes disso, todos que foram grandes no máximo licenciaram seus produtos para outras empresas fabricarem. Atari, Nintendo e Sega tiveram que fazer isso, até porque em épocas de ditadura militar, mercado protecionista não permitia empresas importando produtos e tomava decisões para inviabilizar a importação de países próximos, como por exemplo o sistema de cores de nossas TVs eram PAL-M, sendo que nosso país era o único a usar esse padrão. Muitos historiadores alegam que a escolha de um padrão único de cores tenha sido para proteger o mercado nacional da importação de aparelhos de países das Américas, obrigando assim o consumidor BR a comprar aparelhos nacionais vendidos muitas vezes a preços abusivos.
E aí que chegamos ao ponto interessante, nossos primeiros consoles foram todos versões produzidas por outras marcas, ou seja, ao invés de NES, tínhamos Turbo Game.
Era melhor que o primo japonês pois reconhecia cartucho japonês e americano.
Nesse ponto chegamos a Tec-Toy que licenciou os consoles da nossa tão adorada Sega lançando eles com nome e modelo original. Não parando só nisso, a empresa nacional trabalhou em fazer a localização de vários jogos, trazendo para nosso idioma games como Alex Kidd In The Miracle World e a saga Phantasy Star. Também ganhamos nossos mods únicos, como no caso da versão nacional de Wonder Boy - The Dragon's Trap que virou Turma Da Mônica - O Resgate.
Pixelado é ainda melhor.
Aqui que chegamos ao ponto legal da coisa, a Tec-Toy foi a primeira empresa a tratar gamers brasileiros com respeito. Tivemos os produtos nos moldes originais voltados para o publico nacional pela primeira vez, isto é, não era importado e nem uma versão tosca de um console famoso, era o console famoso em versão nacional.
Apesar da Tec-Toy estar vivendo no passado, sendo que poderia relançar uma versão do Dreamcast (que não é tão novo assim mas é mais novo que o Mega Drive que é mais novo que o Master System, o menos novo de todos), essa empresa fez e faz a diferença em nosso tão sofrido mercado gamer, porém, não recebe o devido valor que merece.
Familia Mega Drive da Tec-Toy (Qual o plural de Mega Drive?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário